É muito importante, para quem está querendo empreender, praticar a mente e preparar para desilusões que possam acontecer no meio do processo de desenvolvimento do negócio. Erros acontecerão várias vezes, talvez mais do que você tenha imaginado, e saber sair da situação difícil após um erro não calculado, faz toda a diferença para o seu crescimento.
O erro não é o mesmo que fracasso. O erro é, na verdade, um caminho para o acerto. “A cicatriz faz parte do empreendedorismo. É um degrau para que você possa subir mais forte”.
Procure se informar sobre por que seu negócio, sua ideia ou seu projeto deu errado. Se você sabe por que errou, já é meio caminho andado.
Uma boa técnica também é analisar empresas que fecharam ou faliram. Analisar a morte de uma empresa é uma ótima técnica para entender os processos que levaram ao fracasso e assim poder evitar cometer os mesmos erros.
Perto de você, na sua cidade com certeza já teve alguma empresa que fechou as portas, talvez até algum concorrente ou que atuava no mesmo segmento. Procure saber por que essas empresas fecharam, faça uma pesquisa, analise e adapte o seu projeto para evitar ou ao menos diminuir as chances de cometer o mesmo erro.
O erro é inevitável .
Como dito anteriormente, é inevitável cometer erros e é muito normal isso acontecer em qualquer empresa. Ao errar o empreendedor tem a oportunidade de rever aspectos fundamentais do seu negócio e sem ter medo, aplicar as mudanças necessárias.
A hora do fracasso é também a hora de avaliar sua capacidade empreendedora. Nesse momento, o empreendedor pode ter uma real dimensão do quanto está disposto a continuar empreendendo – e pode até acabar percebendo que aquele não é seu estilo de trabalho. “O empreendedor não pode ser desmotivado por ter falhado uma vez. O próprio Steve Jobs, por exemplo, falhou. Qualquer empresário de sucesso sabe que algumas empresas não darão certo, e isso não é ruim”