ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resourse Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento de recursos da empresa”.
ERPs são softwares que reúnem todos os recursos de um organização em um único sistema.
Uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Ele pode ser composto por módulos integrados entre si, módulo de vendas onde os vendedores têm acesso somente consulta de disponibilidade de algum produto no estoque e consequentemente efetuar vendas, módulo de compras onde os funcionários responsáveis por compras podem consultar produtos do estoque e fazer pedidos de compras. Cada módulo contempla uma área da empresa e permite entender os processos de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais.
Estes módulos podem até ser sistemas separados mas que contemplam e consomem uma mesma base de dados. Todos esses sistemas (módulos) consumindo e alimentando essa base de dados se caracteriza em um sistema único ERP
O ERP controla a empresa, manuseando e processando suas informações. Todos os processos são documentados e contabilizados, gerando regras de negócio bem definidas e permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negócio, como a administração de custos, controle fiscal e estoques. A adoção desses sistemas põe fim aos vários sistemas que funcionavam de forma isolada na empresa, com informações redundantes e não confiáveis.