As transformações do comércio seguem as transformações da sociedade, as lojas devem se adequar a essas transformações. Não se engane achando que as transformações acontecem apenas no campo das lojas virtuais, muitas lojas físicas também buscam formas inovadoras de oferecer e vender seus produtos, muitas vezes adiantando às tendências de comportamento dos clientes.
As redes sociais são muito importantes para divulgação do seu negócio, mas você deve pensar um pouco além, existem diversas formas de inovação e ferramentas para melhorar processos e reduzir custos, oferecer uma experiência única de compra para um consumidor que está cada vez mais conectado.
“Novas experiências de compra melhoram a atração e a retenção dos consumidores no ponto de venda. “
Pode parecer uma realidade distante a utilização dessas inovações, mas muitas já estão sendo usadas e podem ser encontradas pelo Brasil.
Uma tecnologia que está sendo experimentada e pode servir como uma idéia para a sua loja, é a mistura do e-commerce com loja física.
Ao entrar na loja o cliente se conecta à um aplicativo da loja pela rede sem fio local. Todas as peças de roupas possuem uma etiqueta com QR-Code que é lido pelo aplicativo, onde é exibido todas as informações como modelo, tamanhos disponíveis naquela loja ou em outras da mesma marca, preço, etc.
As peças ficam expostas com apenas um exemplar de cada modelo de forma que o cliente pode tocar e ver a peça inteira, caso o cliente goste do modelo, ele pode selecionar pelo aplicativo e adicionar a um carrinho virtual e continuar com as compras. É possível que o cliente escolha “experimentar a peça” e no aplicativo aparecerá em qual provador às peças de roupas selecionadas estarão esperando por ele. Caso não goste de alguma das peças o cliente coloca a peça em um duto e automaticamente ela sairá do “carrinho de compras”.
Ao finalizar a compra o cliente pode pagar pelo próprio aplicativo.
As informações do cliente como medidas e preferências são registradas pelo aplicativo em um servidor, podendo assim informar o cliente sobre novas peças nas próximas compras.
Um sistema como este pode parecer caro e fora da realidade de muitas lojas, mas ele pode servir como inspiração para criar algo parecido e adaptar a realidade de cada um.
O propósito e a ideia desta matéria é mostrar que investir em uma experiência diferente para o cliente pode fazer muita diferença.
Pense em algo em que seus clientes sejam surpreendidos positivamente, um local além de uma loja de roupas como tantas outras na concorrência.
Já imaginou uma loja que tem como propósito a “gentileza”, estabelecendo uma relação calorosa com o cliente e funcionários, um ponto de encontro entre as pessoas, integrando tecnologia e o bem estar.
Fazer seu cliente ter uma experiência agradável ao ir à sua loja, ficando mais tempo e sentindo-se bem naquele espaço o cliente possivelmente gastará mais. Seja com inovação em tecnologias, no propósito ou na experiência, o importante é entender as transformações da sociedade.